sexta-feira, 21 de setembro de 2012

1º SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FIGURINO

Acabei de chegar do 8º Colóquio de Moda do 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Figurino no Senai Cetiqt 
http://trajedecenaseminario.wordpress.com/


Muita informação, muita gente boa.


Fiquei com algumas questões no ar, entre elas:

Porque uma costureira ganha R$ 8,00 para fazer um vestido que vai custar R$ 2.000,00 na loja???

Porque se valoriza tão pouco o profissional da moda?? porque o Glamour todo e as grandes cifras giram mesmo em torno das Modelos e dos grandes Estilistas, mas quem trabalha mesmo, por trás, quem sustenta a moda, o chão da fábrica, costureiras, bordadeiras, artesãos, figurinistas, modelistas, etc. não vive o glamour da moda?

Como calcular o preço da sua criatividade???? Como calcular seu tempo de estudo e pesquisa para criar um produto, como pagar por um trabalho artesanal?

Como medir a ideia de alguém???? Como que se mede a criação????

Perguntei a um dos palestrantes, Gabriel Pinto, da FIRJAN que fazia parte da Mesa sobre A Economia Criativa, porque os profissionais da moda ganham tão mal, porque paga-se tão mal pela criatividade alheia ele não me respondeu exatamente, só disse que é um processo, que só com educação pode-se mudar isso e passou a bola pra mim, na verdade tudo isso ainda está no início é um embrião de muitas discussões que estão por vir. 


Idéias para um próximo encontro quem sabe? A verdade é que até o momento não se tem uma especificação do profissional do figurino, ele não se enquadra nos padrões normais de profissões, não está enquadrado dentro da CLT para pagamento de impostos e contratos trabalhistas, os termos técnicos pra os profissionais de moda são ainda muito novos.

Enfim, vamos trabalhar galera, só com muito trabalho vamos nos fazer ouvir.

Nenhum comentário: